Home » » História da cidade

História da cidade


A Cidade

História

Chã do Carpina

O lugarejo começou a ser povoado a partir da segunda metade do século XVII, por exploradores de pau-brasil. O nome foi motivado pela presença por volta de 1822, de um tanoeiro (carpinteiro) de nome Martinho Francisco de Andrade Lima que residia numa chã ( lugar plano ), a quem os almocreves (condutores de bestas de carga) o chamavam de "Carpina".
As atividades econômicas se ampliaram com a implantação dos engenhos para fabrico de açúcar e consequentemente o desenvolvimento de culturas de subsistência. O crescimento da Chã do Carpina se deu em virtude de vários fatores, destacando-se a salubridade do clima; a proximidade e a facilidade de condução para a Capital da Província.
Em face dessas vantagens várias famílias do Recife, na primeira metade do século XX, se estabeleciam ali durante o veraneio. Com a construção da linha férrea para Limoeiro-PE, inaugurada em 1882, a Chã do Carpina ganhou uma estação intermediária.

Floresta dos Leões

Chã do Carpina, em 15 de dezembro de 1901, mudou o nome para Floresta dos Leões, numa homenagem a João Souto Maior, líder da Revolta Pernambucana de 1817, apelidado de Leão de Tejucupapo, e a seus seguidores, os leões, que se haviam refugiado na chã do Carpina, depois de um combate com as tropas governistas. Distrito criado, pela lei municipal nº 12, de 15-12-1901, subordinado aos municípios de Pau d'Alho e Nazaré.
Pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909, Floresta dos Leões foi Elevado à categoria de vila.
Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, a vila foi elevada à categoria de cidade, desmembrado dos municípios de Pau d'Alho e Nazaré. Constituído de 2 distritos: Floresta dos Leões e Lagoa do Carro, sendo a sede municipal Floresta dos Leões.

Carpina

A origem e a trajetória da evolução de um povo devem ser conhecidas e refletidas, para que as gerações futuras sintam a real necessidade de construir uma história, mais digna e promissora.
Com este objetivo a relatamos um pouco da historiografia de Carpina.
"A história mostra o que os homens foram e fizeram. Isso nos ajuda a decidir o que podemos ser e fazer."
No período colonial brasileiro, a estrutura administrativa foi a de Capitanias hereditárias. Em 1534 a Capitania de Pernambuco que se estendia desde o rio São Francisco até o rio Igarassu, coube ao donatário Duarte Coelho Pereira que tinha como um dos objetivos, o povoamento da região. As primeiras cidades brasileiras fundadas neste período surgiram, em sua maioria ao longo do litoral em razão da busca de áreas apropriadas para o cultivo da cana-de-açúcar e para o fácil escoamento da produção e exportação de tal produto. É possível que esse mesmo processo tenha levado a ocupação do atual município de Carpina, cuja área é resultado do desmembramento dos municípios de Paudalho e Nazaré da Mata, que pertenceram às capitanias de Pernambuco e Itamaracá.
Mediante registros orais, em 1870, veio do Recife uma caravana composta por dezesseis portugueses, uns carpinteiros, outros marceneiros, chefiados por Francisco Coelho, atraídos por informações da existência de uma grande mata virgem, em terras sem dono entre Nazaré e Paudalho.

8 comentários:

  1. Interessante! minha avó era Maria Francisca Pereira.
    Proprietária de vários hectares de terra na região.
    Ela vendeu as terras, o mais valioso para mim e saber mais sobre minha avo sua posses passadas não importam...

    ResponderExcluir
  2. Interessante! minha avó era Maria Francisca Pereira.
    Proprietária de vários hectares de terra na região.
    Ela vendeu as terras, o mais valioso para mim e saber mais sobre minha avo sua posses passadas não importam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha avó era moradora de sua cidade, procuro por parentes, ela se chama Edite Maria da Conceição, folha de Julia Maria da Conceição, será que haveria algum meio para que possamos encontrar parentes ou até mesmo algum dos irmãos dela,se souber de algum meio que possa me indicar agradeceria muitíssimo.

      Excluir
  3. Meu deus vc são muito burros quem fudou capina foi uma pessoa,em o menagem a "o Carpina" que colocou carpina.

    ResponderExcluir
  4. Mais ele era um carpinteiro mais o apelido dele era "o Carpina"

    ResponderExcluir

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Prefeitura de carpina - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger